CAUSA

O que causa a síndrome da zika?

A infecção pelo vírus zika é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, muito conhecido por ser o causador da Dengue, presente há muito tempo no Brasil. Ela causa menos transtornos nas pessoas do que a dengue e a chikungunya. Apresenta pequenas irritações na pele, coceira, conjuntivite, às vezes provoca uma febre baixa e dura mais ou menos três dias.

O problema é se a mulher picada estiver grávida.  Aí, a zika pode afetar seriamente o desenvolvimento do feto. Outra forma de transmissão é pelo contato sexual, se o parceiro também tiver tido a doença. Nesse caso, se a mulher estiver grávida, ou o casal estiver planejando engravidar, as consequências do contágio podem ser sérias.

Mas, apesar do susto no primeiro momento, nada de se apavorar. Vocês devem seguir todas as indicações para o tratamento adequado, já quando o bebê for bem pequenino. E, para facilitar a vida do casal e da família, há exercícios simples, com materiais fáceis, que vocês podem aprender a fazer com a filha ou o filho em sua própria casa. Todos na casa podem aprender e participar do tratamento. Os resultados são muito bons e ajudarão a criança a se desenvolver da melhor maneira possível.

Veja no quadro a seguir a diferença entre dengue, zika e chikungunya:

quadro_comparativo1

Fonte: FIOCRUZ