MOVIMENTO ZIKA

Maria  Aparecida e Francisco estão muito preocupados. Nasceu a pequena Larissa, terceira filha do casal, e ela chegou trazendo uma novidade: tinha a Síndrome Congênita do Vírus Zika (síndrome da zika). E eles, simplesmente, não sabiam como lidar com a situação. As informações eram incompletas, difíceis de serem entendidas, não davam as respostas que tanto procuravam. A família, parentes e amigos também não conheciam quase nada da doença, além das imagens e notícias alarmantes, e muitas cheias de fantasias, que ouviam aqui e ali.

Esse quadro revela a realidade de milhares de famílias brasileiras que desde que surgiu a epidemia da zika, no início  de 2015, foram atingidos por ela. E é, também, o primeiro passo para prejudicar o desenvolvimento pleno dessas crianças. Na verdade, o acesso à informação, desde o nascimento, faz toda a diferença na vida das pessoas com deficiência e de suas famílias.

Com informações atualizadas e de qualidade, os familiares e amigos compreenderão que, assim como qualquer pessoa, quem nasce com alguma deficiência vem ao mundo cheio de potencialidades.  E pode se desenvolver essas potencialidades tratamento adequado e sendo estimulada desde o nascimento.

No Movimento Zika mães, pais, familiares e demais interessados, podem acessar conteúdos e iniciativas que colaboram para o pleno desenvolvimento da criança. E que contribuem para a inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços da sociedade. Aqui são encontrados materiais ilustrativos que mostram exercícios de estimulação, passo a passo de cuidados em cada etapa da vida da criança, os sintomas da síndrome e como lidar com eles. E mais, muito mais, para deixar vocês sempre atualizados.